VITORIOSO REGRESSO
Congresso Nacional homenageia os 80 anos do Vitorioso Regresso
Uma sessão solene realizada nesta terça-feira (02/09), no Congresso Nacional, em Brasília (DF), homenageou os 80 anos do vitorioso regresso dos heróis brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia contou com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; de Parlamentares; de Oficiais-Generais das Forças Armadas; e de demais autoridades civis e militares.
A sessão foi um pedido dos Deputados Federais Luiz Carlos Jorge Hauly (PODE-PR) e Pedro Doshikazu Pianchao Aihara (PRD-MG), que presidiram a solenidade. “Nesse momento histórico, dos 80 anos que celebramos do retorno dos veteranos de guerra, dedico essa homenagem também às Forças Armadas, guardiãs da democracia”, enfatizou o Deputado Luiz Carlos Hauly.
Para o Deputado Pedro Aihara, os combatentes brasileiros que lutaram na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, são parte fundamental da identidade das Forças Armadas e do povo brasileiro. “É com profundo respeito e emoção que estamos reunidos nessa casa, hoje, para reverenciar os bravos brasileiros que, em um dos momentos mais sombrios da história mundial, levantaram a bandeira verde e amarela nos campos da Europa e mostraram ao mundo a força da nossa pátria. A vitória conquistada em solo europeu foi escrita com suor, sangue e lágrimas. Graças a eles, o Brasil saiu da guerra reconhecido, respeitado e fortalecido”, ressaltou o Parlamentar.
“Na qualidade de integrante da Aviação de Caça e em nome de todos os pilotos de combate da Força Aérea Brasileira que, diuturnamente, protegem nossas fronteiras; combatem o narcotráfico; abatem aeronaves clandestinas e atuam diretamente na defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, faço essa homenagem aos nossos militares do passado, responsáveis por um dos capítulos mais extraordinários da história de nossa Força e de nosso amado país”, destacou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro Barbacovi.
Legado dos Veteranos de Guerra
Simbolismo, emoção e reconhecimento marcaram a solenidade que também contou com a presença de familiares dos veteranos combatentes de guerra. “Na convivência com eles, aprendi muito que, não apenas lutaram pelo amor à pátria, mas também tiveram uma coragem tremenda e acreditaram na vitória”, pontuou Socorro Sampaio, filha da veterana e enfermeira de guerra Aracy Arnaud Sampaio. Além disso, é importante destacar que, entre os combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial, também estavam militares essenciais para manutenção no campo de batalha, como mecânicos, enfermeiros, médicos, operadores de comunicações, entre outros.
O encerramento da cerimônia foi marcado pela célebre Canção do Expedicionário, executada pela Banda de Música da FAB.
Vídeo/Fotos: Sargento Marcos/ CECOMSAER
